Para Vender, não importa qual seja o Negócio, é preciso satisfazer o CLIENTE. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar Sucesso no Universo On-Line, é preciso estar atento a fatores-chave do Mercado Digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.
O Back Office de Loja Virtual inclui, Logística, Gerenciamento de Pedidos, Estoque, Relatórios e Faturamento.
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a Estratégia de Marketing. Elabore um Plano de Negócios.
Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por Preço.
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará.
Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
Lembre-se: O site é para teu negócio digital, o que o seu melhor vendedor deve ser para tua loja física.
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir.
Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo: sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.
Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais. Atenção ao código do consumidor e à LGPD.
Não existe Contato Físico na compra pela Web, e isso gera uma grande expectativa no Cliente para receber a Mercadoria.
O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada.
É necessário estar presente, onde teu cliente está. Nas Redes Sociais, criar um blog, ter um Chat ou um e-mail corporativo para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no Site. WhatsApp? Sim, sem dúvida é mandatório.
É muito importante facilitar ao máximo o Acesso do Cliente ao Negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja “antes, durante e depois” da compra.
Para cuidar do Conteúdo, do Design, de estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação e ao Marketing, todos esses Profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
Entender o negócio do cliente e o seu mercado, vem antes da tecnologia e do Marketing.
Muitas vezes, pequenas ações, possuem um maior impacto do que iniciativas mais complexas, ou seja, dinheiro e complexidade não é sinônimo de sucesso, e sim as pessoas que você possui na tua equipe.
Uma boa maneira é começar fazendo testes com Pequenos Investidores e medindo os Resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).
Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google) ou pelas Mídias Sociais.
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um Site e Direcionar os motores de BUSCA para dar destaque ao conteúdo.
Hoje, os Sites de Busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na Web. Portanto, ter um Site bem “Posicionado” nesses buscadores é Fundamental para ser Visto.
Há diversas Empresas que oferecem Serviço de Proteção ao Site, Análise de Vulnerabilidades e Bloqueio de Ataques para garantir Operações SEGURAS.
É preciso avaliar a solução ideal para o porte do Negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no Mercado Digital.
O Back Office (“a parte de trás do balcão”), representa a Estrutura Física completa dos Bastidores do Website de uma LOJA VIRTUAL e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o “Produto” adquirido pelo cliente seja Entregue de acordo com as Especificações e o Prazo Combinado.